Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

23
Ago 08

 

 

 

 
As Festas da Feira de S. Pantaleão realizam em Figueiró dos Vinhos nos dias 26,27 e 28 de Julho (altura dos Santos Populares).
Esta Feira possui fortes raízes medievais dado que, anteriormente, nesta região, se realizava uma feira franca associada à colheita dos cereais. Por isso, ainda hoje, nesta altura, se concentram feirantes de todo o país para realizar a Feira de São Pantaleão.

 

O culto a S. Pantaleão (que foi um mártir da Igreja Católica) foi introduzido no concelho por um arcebispo de Braga - D. Diogo de Sousa. Na altura da feira, Figueiró dos Vinhos era invadida por vendedores e romeiros que aproveitavam a feira para vender os seus produtos e os romeiros para cumprir promessas.  
Como manda a tradição, vão estar presentes em Figueiró dos Vinhos feirantes de todo o país com os mais variados produtos. À vertente comercial junta-se a animação. "Esta é uma noite especial que atrai muita gente. É realizada pela prata da casa, dedicada aos nossos artistas e às associações e colectividades do concelho", explica Álvaro Gonçalves, vice-presidente da autarquia de Figueiró dos Vinhos. 
 
Imagens retiradas do site da Camâma de Figueiró dos Vinhos

 

- Festa Tradicional do Distrito de Leiria -

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15


24
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO