Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

26
Jun 08

 

- Lugares do Distrito de Bragança -

 

 

Para apreciar superfície tão rica e bela, convém dispor de uma viatura e de alguns dias livres.

 

Em pleno Parque Natural de Montesinho e a cerca de 1030 metros de altitude, esta aldeia típica transmontana vai sendo recuperada, para aproveitamento turístico.

 

 

Montesinho é pobre em recursos agrícolas, mas rico em recursos agro-pecuários. O cabrito de Montesinho é um dos seus produtos mais afamados, criado nos montes circundantes ao vento e ao frio rigoroso do Inverno e nos calores ásperos do verão.

Montesinho já foi mais próspera do que é hoje, noutros tempos até teve um posto de Guarda! Mas tornou-se, sobretudo, num dormitório de pessoas que lá iam ficando, que vinham em busca de trabalho nas minas.

Mas com o encerramento destas muitos saíram da aldeia, e os mais jovens emigraram em busca de melhores condições de vida.

 

 

No entanto todos se juntam para a festa de Sto Antonio no terceiro domingo de Agosto

Falar da Aldeia de Montesinho sem falar da beleza natural que a rodeia é quase impossível.O Parque Natural de Montesinho tem uma superfície de 75000 hectares, é um dos maiores do país. O Parque Natural de Montesinho situa-se no "limite" Nordeste de Portugal, englobando a área das serras de Montesinho e Coroa, portanto a parte norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais.

 

 

A região é caracterizada por uma sucessão de formas arredondadas, aqui e ali separadas pelos vales de rios profundamente encaixados. Os terrenos são dominantemente xistentos, tendo no entanto expressão afloramentos de rochas básicas, alguns afloramentos de calcários, nomeadamente em Cova de Lua e Dine, e manchas graníticas na parte superior da serra de Montesinho e nos Pinheiros.

 

Sites consultados: Bragancanet, Guia da Cidade

Imagens retiradas do Google

 

 


Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO