Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

18
Mai 09

 

Localiza-se na freguesia de Pereira, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga.

A pesquisa arqueológica indica que o primeiro traçado do castelo remonta aos séculos IX a X, no contexto da Reconquista cristã da península Ibérica.

A primeira referência documental ao castelo, menciona que era seu senhor Soeiro Mendes da Maia (1099), importante nome da nobreza fundiária do Condado Portucalense. Outra fonte documental indica que D. Afonso Henriques (1112-1185) aí esteve em Janeiro de 1128. Teria sido objecto de trabalhos de ampliação e reforço durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), conforme os vestígios de uma torre identificados pela pesquisa arqueológica no século XX. A mesma pesquisa identificou também os restos de uma torre que corresponde a um período posterior, à época de D. Fernando (1367-1383).

A partir do século XV, com a ascensão ao trono da dinastia de Avis, o castelo perdeu as suas funções defensiva e administrativa para Barcelos, sendo progressivamente abandonado até se arruinar. Parte das suas pedras foi utilizada para a construção do vizinho Convento da Franqueira, erguido no sopé do monte.

 

Sites conslutados: Wikipédia, Guia da Cidade, Câmara Municipal de Barcelos

 

publicado por Laura às 14:52

8 comentários:
Olá novamente Laura!

Quero felicitá-la pela iniciativa em dar a conhecer o nosso património cultural e construído. O mundo dos blogues fica mais enriquecido com o seu contributo.

Eu faço algo muito semelhante, mas foco mais especificamente as Aldeias Histórica de Portugal. De vez em quando faço algumas postagens sobre as lendas da região. Convido-a, desde já a conhecer o blogue e a fazer uma troca de links entre nós. Quem sabe, ainda poderemos trocar também impressões e artigos entre nós

Fico a aguardar pela visita!

Um grande Abraço, Susana


Olá!
Fiquei super lisonjeada com o seu comentário, obrigadíssima!
Assim que lhe responder, irei logo ao seu blogue e estou feliz por encontrar alguém que partilha a preocupação pela preservação dos valores e tradições portuguesas!
Aceito imediatamente o convite que me fez para troca de links e impressões!!

Muts beijinhos, Laura
Laura a 20 de Maio de 2009 às 16:44

Amei o seu blog, que encontrei por acaso, buscando informações sobre as ruínas do castelo de Faria.É muito interessante e voltarei sempre pois o assunto me faz viajar e deixa a minha a alma feliz.


Obrigada!!!Bjsssssssssssssss
Marcia Faria a 18 de Julho de 2009 às 02:42

Aproveito ainda para a convidar a participar na blogagem colectiva " A Aldeia da minha vida" que irá decorrer nos dias 9 e 10 de Junho, a propósito das Comemorações do dia de Portugal.



Para saber mais, vá ao
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Aproveito ainda para a convidar a participar na blogagem colectiva " A Aldeia da minha vida" que irá decorrer nos dias 9 e 10 de Junho, a propósito das Comemorações do dia de Portugal. <BR><BR><BR><BR>Para saber mais, vá ao <BR class=incorrect <a name="incorrect">www.aldeiadaminhavida.blogspot.com</A> </A><BR><BR>Fico a aguardar pela sua participação! Portugal merece um pedaço de si nesta blogagem . <BR><BR>Susana

Aceito desde já o convite!
Vou já procurar informações! Obrigada!

bjo
Laura a 20 de Maio de 2009 às 16:45

Obrigada pela tua aderência! Já te coloquei na lista. Estou ansiosa por saber qual a aldeia que irás falar...

Também vou passar a ser tua leitora assídua .

Já te respondi ao email (vai lá espreitar).

Bjs Susana

Esse local não conhecia.
Dylan a 27 de Maio de 2009 às 16:07

Boa tarde, Ana!
Estou a passar por aqui para te relembrar que ainda não enviaste o texto e imagens para a blogagem colectiva Aldeia da Minha vida( era até hoje).
O e-mail é: aminhaldeia@sapo.pt

E não te esqueças de postar o seu texto no seu blogue amanhã!

Estou a aguardar por ti!

Abraço, Susana

aldeiashistoricasdeportugal a 8 de Junho de 2009 às 15:10

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

48 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO