Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

21
Jul 08

- Trajes Tradicionais da Região Autónoma dos Açores –

 

Traje de duas Saias (Ilha de São Jorge)
Este traje é composto por duas saias de baeta creme, com barra cor-de-rosa, franzidas na cintura com cós e abertura lateral. Por baixo tem uma blusa ampla, de pano branco, com duas pregas fundas na frente e nervuras nos lados. Ornamentado por bordado inglês e franzida nos punhos e em volta do pescoço. Na cabeça, um lenço de lã estampado com flores e barras azuis. Meias de lã e sapatos de sola de correola.

Traje Rico Feminino

A tradicional saia rica é tecida no tear manual com barra bordada e cobrindo grande parte inferior da saia, o seu avental também é de tecido grosseiro de lã de tear e muito bordado, em contraste com a saia, as cores da saia e do avental são bastante garridas, passando pelo azul e rosa, vermelho e azul, rosa e azul ou azul e vermelho.
A camisa é de linho branco com pequenas pregas e bordada a azul, o lenço é geralmente da cor do bordado da saia, as galochas (chinelas típicas)
. Neste traje utiliza-se também as típicas meias de renda e como roupa interior o saiote e o calção de pano branco ornados com rendas e entremeios brancos.

 

 

2 comentários:
eu acho d+ fazer um site sobre isso, estou fazendo um trabalho(feira das nações) e preciso saber muito de portugal.

mas não temlendas de portugal e é isso que eu queria
julia de assis andrade a 22 de Maio de 2009 às 22:37

ola!
muito obrigada pela sua visita.
mas eu tenho lendas de portugal aqui neste blogue, vá a este link e descobrirá 16 lendas! http://lendasetradicoes.blogs.sapo.pt/tag/lendas

volte sempre!
Laura a 24 de Maio de 2009 às 12:51

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
17

20
24

27
28
30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO