Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

29
Jul 08

- Festa Tradicional do Distrito de Portalegre -

 

http://www.dailymotion.com/video/x27hm5_festa-das-flores-em-campo-maior-chi_parties

 

As Festas do Povo, também conhecidas pelas Festas das Flores ou dos Artistas, consistem na decoração das ruas de Campo Maior (distrito de Portalegre) com flores de papel feitas pelos habitantes de cada rua.
As casas caiam-se e a população junta-se para fazer esta maravilhosa festa, que rouba muitas horas de descanso a alguns e traz centenas de sorrisos depois do trabalho feito, quando todas aquelas ruas ficam floridas!
A curiosidade destas festas reside no facto de se realizarem quando o povo deseja, ou seja, nuns anos há, noutros (nem por isso!). Mas a tradição diz que se deve começar a preparar a festa em Janeiro, para que algures em Setembro esteja pronta. Elege-se o “cabeça de rua”, que se encarrega de organizar os trabalhos, faz-se o esboço da obra e escolhem-se as decorações e – mão à obra! Noites passadas em reunião com os vizinhos a fazer flores de papel.
“Pela originalidade, pela beleza, pela poesia, pela arte, por tudo isto e por muito mais vale a pena assistir ao espectáculo que são estas Festas, únicas no mundo, mas portuguesas, com certeza.”
 
Sites consultados: Joaquim Folgado Campo Maior, Rosa dos Ventos

comentário:
Esta é realmente uma festa muito antiga, cuja tradição de realização da mesma se poderá perder por que a vida actual e os jovens na sua maioria, não podem perder tanto tempo a tratar duma festa desta natureza, porque tal como dissestes são milhares de horas de trabalho e também milhares de euros que têm de ser gastos para a sua realização, e, encontrar jovens disponíveis para participarem em eventos desta natureza e de graça ........
ivone madeira a 2 de Agosto de 2008 às 10:02

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
17

20
24

27
28
30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO