Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

04
Ago 08

- Artesanato do Distrito de Braga -

 

 

A Cantarinha dos Namorados ou Cantarinha das Prendas, é feita em barro vermelho polvilhada de mica branca.

Existem as Cantarinhas grandes, símbolo da abundância, do futuro, da esperança. E a Cantarinha pequena, símbolo da vida real, das incertezas do ffuturo e das pequenas felicidades do quotidiano.

A Cantarinha era utilizada, assim como os lenços dos namorados, como símbolo de aceitação ou rejeição de um pedido de namoro/noivado. Quando um rapaz se decidia em ir pedir a mão de uma rapriga à família dela, oferecia à rapariga a Cantarinha das Prendas. Se a Cantarinha era aceite, o pedido particular estava feito, e a partir daí ficavam comprometidos um com o outro. O anúncio do noivado era feito apenas se houvesse consentimento dos pais. Se houvesse consentimento dos pais, o noivado era anunciado e o dote tratado, e as prendas oferecidas aos noivos eram colocadas na Cantarinha (cordões de ouro, tranceletes, cruzes, corações. Outra versão diz que, dentro da Cantarinha eram colocadas rifas. A rapariga, tirava depois uma ao acaso que correspondia a uma prenda.

 

 

Sites consultados: Guimarães-Apontamentos-História, Estado Sentido

Imagens retiradas do Google


comentário:
Olá boa tarde,
Obrigada por os interessantes posts que escreveu. Não sou de aqui, e há minutos chegou até minha casa um pequeno folheto que diz "Cantarinha das prendas" com o desenho alusivo. Fiquei curiosa por saber de onde provinha aquele engraçado nome...isto levou-me a pesquisar na net encontrar o seu blog.
Simplesmente adorei-o, para quem não é desta terra, ilustra muito bem o que tem Portugal de bonito. Continue assim, para já, adicionei-a a meus favoritos para poder visita-la sempre e tb hei de recomendar as minhas amigas e conhecidas.

Melhores cumprimentos,
Lourdes Santos
Lourdes a 3 de Setembro de 2009 às 17:25

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15


24
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO