Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

17
Ago 08

- Produto Regional do Distrito de Faro -

 

O Medronheiro, árvore que produz o fruto medronho que depois de fermentado resulta numa aguardente, é uma espécie muito comum em toda a Península Ibérica. No entanto, é na região Algarvia que existe em abundância.

 

 

Os medronheiros crescem principalmente nas vertentes voltadas a norte das serras, por serem as mais húmidas. O seu fruto, uma drupa de forma esférica e cor vermelha quando madura, é colhida no Outono e dá origem ao famoso medronho de Monchique. Fruto a partir do qual se produz a aguardente de medronho.

 

 

 

A "Estila" é o fabrico da aguardente de medronho. A fruta é fermentada em tanques de madeira ou barro ou de cobre. Actualmente a fermentação também se faz em depósitos de cimento, mas só em destilarias de significativa dimensão. A fermentação é natural e dura entre trinta a sessenta dias. Os tanques devem ser cobertos com frutos esmagados para evitar o contacto com o ar. Depois de fermentado o produto deve ser guardado durante sessenta dias e bem protegido do ar.

 

 

 

Sites consultados: Câmara municipal de Monchique, http://www.apena.rcts.pt/aproximar/floresta/alunos/arbustos/arbustos2.htm

Imagens retiradas do site Refoias


6 comentários:
O que está escondido?
Pode ver um alambique parecido em
http:/ www.albinovieira.com /fotos.php?view=preview&category=3ℑ=8

Albino Vieira, Filhos, Lda a 16 de Fevereiro de 2009 às 20:15

Nem só no Algarve se fás medronho na Freguesia de s.barnabé,fabrica-se optimo medronho esta freguesia confina com as freguesias de s.marcos da serra S:B:Messines , Alte,e Salir portanto no concelho de Almodôvar mas junto ao Algarve e tem a aldeia de Felizes intitulada como a capital do medronho
manuel martins da palma a 28 de Março de 2010 às 19:20

Tenho comprado sempre aguardente na loja dos medronhos e até agora reconheço que é um excelemte produto, mas mal divulgado.

Porque raio se encontra vodkas e gins em todos os cafes deste pais e aguardente de medronho não?

Deixo o link da loja caso alguém steja interessado
http://www.aguardentedemedronho.tk/

João Martins
João Martins a 18 de Setembro de 2010 às 23:45

Gostaria de informar que nem o medronho (fruto) nem a aguardente de medronho são exclusivos do Algarve, pois na Beira Baixa, mais propriamente no concelho de Pampilhosa da Serra, existe em abundância, a ponto de muitos produtores algarvios ali irem adquirir a pasta daquele fruto para fazerem então a sua aguardente algarvia. Creio é que existe um proteccionismo aos produtores algarvios e talvez falta de iniciativa dos produtores beirões...
António Maria a 6 de Outubro de 2010 às 11:55

Só para dizer que a riqueza foge sempre dos pobres, pampilhosa sitio otimo para a produção de medronho e sua transformação, gostaria de saber quais as formas legais de poder licenciar uma pequena produção de medronho e de o poder vender com uma marca regsitada?
Leonardo Batista a 8 de Novembro de 2010 às 14:34

discordo completamente a aguardente que o algarve diz ser feita la e pura mentira basta pedir num qualquer cafe para ver o rotulo da garrafa e ficamos a saber que o medronho eda beira baixa e a respectiva aguar dente destilada tambem la principalmente no concelho de oleiros deem por la uma volta [oleiros] visitem uma destilaria e veem quem vos diz a verdade.
Anónimo a 19 de Dezembro de 2010 às 22:55

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15


24
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO