Preservar e Transmitir pedaços do nosso Património

19
Ago 08

- Festa Tradicional do Distrito do Porto -

> Diabos à solta em Amarante | 23 e 24 de Agosto

A Procissão dos Diabos realiza-se no concleho de Amarante, distrito do Porto, na noite de 23 para 24 de Agosto.

Esta festa irá contar com centenas de figurantes trajados a rigor (vestidos de diabo) que irão invadir as ruas de Amarante.

A Procissão dos Diabos surge, depois de, na segunda metade do século XIX, um inglês ter levado os "Diabos de Amarante" à feira de Paris onde estiveram expostos. Quando os diabos coltam a Amarante (um diabo e uma diaba), são recebidos pelos amarantinos que os tinham ido esperar à estação do comboio, em Santa Luzia, organizando, a partir daí uma procissão até ao largo de S. Gonçalo.

 

Diabos à solta

Assim sendo, a festa começa com uma procissão que parte do largo da estação de comboios, repleta de figurantes todos vestidos de diabos levando adereços como archotes, transportando também os andores que levam o diabo e a diaba, até ao largo de S. Gonçalo, onde terá lugar o "baile dos mafarricos". A festa termina com a "Queimada dos Diabos", uma mistura de frutos, aguardente e açúcar que será colocada num pote de ferro.

 

 

Sites consultados: Câmara Municipal de Amarante, Tâmega Online

Imagens retiradas do site da Junta de Freguesia de Fridão, Câmara de Amarante e google


comentário:
Que engraçada a procissão dos Diabos! Não fazia a mínima ideia de que isso existia... pensei que as procissões eram só de Deus, Jesus, Maria, Santos e tal... mas DIABOS???
mímica a 24 de Agosto de 2008 às 13:43

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15


24
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO